quarta-feira, 3 de junho de 2015

Microsoft Lumia 640 - Quando a qualidade não é um luxo (1)

NOTA: Devido à sua extensão, este artigo está dividido em 2 partes. A segunda parte será publicada mais tarde.



Foi em Março deste ano que a Microsoft revelou o Microsoft Lumia 640 e 640XL, sucessores do Lumia 630 e 1320, resptivamente. Na altura, apesar de ficar interessado nos dispositivos, não me passou pela cabeça comprar nenhum deles, visto ter um Nokia Lumia 820 há pouco tempo, mas circunstâncias infelizes levaram o que o fizesse, e por isso sou agora dono de um Lumia 640, e depois de o usar em pleno durante este fim-de-semana (e mais uns dias), posso deixar a minha opinião sobre este fantástico telemóvel.

Comecemos pela parte exterior do telemóvel. O ecrã de 5 polegadas é protegido por Corning Gorilla Glass 3, um vidro muito resistente presente em muitos smartphones do mercado. Para além do vidro de alta qualidade, o que me surpreendeu verdadeiramente foi a capa traseira do telemóvel. Quando está encaixada no telemóvel, fica-se com a sensação de que é bastante sólida e bem construída, mas só depois de retirar a capa é que percebi verdadeiramente rígida e resistente esta é. Mesmo sem o telemóvel, a capa é muito sólida e parece capaz de aguentar algumas pancadas sem problema. Remover a capa é um pouco complicado, mas depois de terem colocado a bateria e os cartões SIM (no tamanho micro-SIM) e microSD, nã terão de o voltar a fazer, pelo que não será problema.
Ainda no exterior do telemóvel, também fiquei muito satisfeito com o design. Sou fã confesso do design dos telemóveis Lumia, e o Lumia 640 é capaz de ser dos meus favoritos. É semelhante a Lumia 630, bem como aos tablets Surface da Microsoft, com a moldura em torno do telemóvel a apresentar—se plana e com botões que sobressaem visivelmente do telemóvel, sendo muito fáceis de premir.

O Lumia 640 inclui uma bateria de 2500 mAh, o que é uma quantidade considerável, especialmente tendo e conta o preço do telemóvel. Posso dizer que com o uso intensivo que fiz do telemóvel hoje, tendo desligado o carregador por volta das 7:40, agora às 23:35 ainda tenho 26% de bateria. E ainda atualizei o telemóvel hoje! Com uso moderado, é perfeitamente possível chegar ao fim do dia ainda com 50% de bateria no telemóvel, o que me deixou bastante satisfeito.

O telemóvel tem um ecrã de 5 polegadas, como já referi, e vem com resolução HD (1280*720), e é um painel IPS LCD, que oferece âmgulos de visualização muito bons sem distorção de cores. Um ecrã deste tamanho e com esta resolução faz com que a opção "Mostrar mais aplicações" no ecrã Iniciar esteja automaticamente ativada, sendo que nem há opção para a desativar. Mas também não há razão para tal, já que funciona perfeitamente. O ecrã também permite ativar o “Ecrã de Relance” e a funcionalidade de toque duplo para ligar o ecrã. Estas funcionalidades também são ativadas por defeito, mas podem desligá-los acedendo às definições do telemóvel para poupar bateria.

Passando ao interior do telemóvel, é bom notar que a Microsoft está decidida a impleentar uma nova imagem na sua linha de telemóveis, e todos os seus smartphones têm pelo menos 8GB de armazenamento interno e 1GB de memória RAM. O Lumia 640 não é exceção, e por isso, estas duas características estão presentes, o que significa que a quantidade de memória RAM duplicou comparativamente ao seu antecessor. Parte desta nova imagem é também a inclusão de uma câmara frontal em todos os telemóveis, e no caso do Lumia 640, temos uma câmara frontal de 1 megapixel. Como seria de esperar, esta câmara não ganha prémios pela qualidade de imagem, mas se precisarem de uma câmara para a ocasional selfie, esta serve.

Falando em câmara, na parte de trás do telemóvel temos um sensor de 8 megapixels, com focagem automática e flash LED, capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p) a 30 fotogramas or segundo. É possível ligar e desligar o flash durante a gravação de vídeo, focar manualmente, ajustar o equilíbrio de brancos e a exposição durante a gravação de vídeo. A câmara frontal permite gravar em HD (720p), mas não tem nenhuma das restantes capacidades da câmara traseira.

Sem comentários:

Enviar um comentário