sábado, 6 de junho de 2015

Microsoft Lumia 640 - Quando a qualidade não é um luxo (2)

NOTA: Devido à sua extensão, este artido foi dividido em duas partes. Podem ler a primeira parte aqui.

Já falámos dos aspetos técnicos da câmara, mas o hardware não é tudo, e por isso, o Lumia 640 inclui a versão mais recente da aplicação Lumia Camera, que até agora apenas estava disponível para os telemóveis Lumia topo de gama. A Lumia Camera 5 tem um design ligeiramente diferente, mas mais importante do que isso, é a velocidade de arranque e captura de imagem que foi largamente melhorada. Na nova aplicação, tudo é mais rápido, o que a torna um substituto perfeito para a aplicação Câmara que faz parte do sistema operativo. Outra grande novidade é a adição do modo “Captura detalhada”. Este modo tira várias fotografias com vários níveis de exposição e com/sem flash para obter as melhores cores para todos os objetos no fotografia. As fotografias fundem-se numa só e podem editar a luz das fotografias usando um controlo de deslize para obterem a fotografia perfeita. Esta funcionalidade é sinceramente espectacular. Também no que toca a vídeos temos novas funcionalidades, com a aplicação Lumia Moments. Com esta aplicação é possível pegar num video gravado com a Lumia Camera e escolher um momento individual para guardar como fotografia. Como o telemóvel grava em Full HD (1080p), estas fotografias ainda têm uma qualidade bastante aceitável.

Um ponto que me deixou de certa forma desiludido foi o processador escolhido para este telemóvel. Não me interpretem mal, os quatros núcleos de processamento com 1.2GHz de frequência do Qualcomm Snapdragon 400 fazem o seu trabalho como deve ser e não se notam quaisquer problemas de performance. Mas estamos em 2015, e temos outros fabricantes de telemóveis a usar o Snapdragon 410 nos seus telemóveis, por isso torna-se difícil não questionar a escolha da Microsoft neste sentido, especialmente tendo em conta que o Lumia 630 que saiu no ano passado também tinha este precessador. Ainda assim, o processador porta-se muito bem mesmo em jogos mais exigentes, também graças ao aumento de RAM que temos comparativamente ao Lumia 630.

Tendo vindo de um Lumia 820, é difícil deixar de mencionar a ausência de botões de navegação físicos, isto é, separados do ecrã. A barra de navegação aparece no fundo do ecrã, e é possível fazê-la aparecer ou desaparecer deslizando para cima a artir do fundo do ecrã. Este sistema causa pequenos problemas com algumas aplicações, mas isto é mais um problema das aplicações em si do que do telemóvel. Também ausente está o botão dedicado à câmara, que permite tirar fotografias a qualquer altura sem ter de voltar ao menu Iniciar.

Tendo coberto tudo o que se relaciona com o hardware do telemóvel, podemos falar um pouco do software. O sistema operativo Windows Phone não muda entre dispositivos, mas o Lumia 640 inclui o Windows Phone 8.1 Update 2, a atualização mais recente do sistema operativo, que mais nenhum telemóvel Lumia tem. Esta atualização traz melhoramentos principalmente nas Definições, que agora estão organizadas em categorias, tornando tudo mais fácil de encontrar. É uma novidade muito bem-vinda, já que as Definições sempre foram uma confusão no Windows Phone. Quando o Windows 10 for lançado mais tarde este ano, o Lumia 640 receberá a atualização gratuita, e aí a aplicação Definições será ainda mais organizada.

Para finalizar, gostava de mencionar um pequeno problema que note com duas animações em particular. Ao abrir as definições da aplicação Lumia Camera, nota-se que a animação sofre de alguma lentidão. Esta lentidão nota-se também na animação quando se desliga o telemóvel. A imagem do ecrã de bloqueio desliza a partir de cima quando se prime o botão de desligar, e é neste deslize que se nota, se se estiver mais atento, que a animação é um pouco lenta. Isto não deve ser um problema na velocidade de processamento, já que não se nota nada semalhante em mais nenhuma animação.

A minha experiência com o Lumia 640 tem sido fantástica, e adoro o telemóvel. O ecrã é excelente, a bateria é duradoura, as fotografias têm excelente qualidade, e o modo de Captura Detalhada é fantástico. Este telemóvel é sem dúvida um dos melhores que se pode comprar por este preço, e se procuram um telemóvel relativamente barato, é impossível não recomendar o Lumia 640.

Sem comentários:

Enviar um comentário