quarta-feira, 13 de maio de 2015

Microsoft revela as sete edições do Windows 10

A Microsoft sempre fez questão de lançar várias edições do seu sistema operativo, dirigidas a diferentes segmentos do mercado. Este sistema sempre foi um pouco complicado, no entanto com o lançamento do Windows 8, simplificou-se bastante e passámos a ter apenas 4 edições: Windows RT para processadores com arquitetura ARM, Windows 8, Windows 8 Pro e Windows 8 Enterprise. Agora, com o Windows 10, parece que o sistema de edições vai ser ligeiramente alterado, mas não assim tanto. Haverá sete edições do Windows 10, mas nem todas estarão disponíveis para venda directa a público, pelo que a confusão deverá ser reduzida. As edições são:
  • Windows 10 Home - para a generalidade dos utilizadores, tem as funções mais importantes como a Cortana, Microsoft Edge, Windows Hello, etc.
  • Windows 10 Professional - Para entusiastas de tecnologia ou pequenas empresas.  Para além das funções do Windows 10 Home, inclui coisas como o Windows Update for Business.
  • Windows 10 Enterprise - Para grandes negócios e empresas. Não é vendido à generalidade do público.
  • Windows 10 Education - Edição especial para instituições de ensino. Também não é vendida ao público.
  • Windows 10 Mobile - Edição do Windows 10 para telemóveis. Estará instalada nos telemóveis mas não é vendido separadamente.
  • Windows 10 Mobile Enterprise - Edição do Windows 10 para telemóveis destinada às empresas. Tal como a versão normal, não é vendida ao público.
  • Windows 10 IoT - Edição do Windows 10 para a "Internet of Things", para dispositivos pequenos como o aclamado Raspberry Pi 2. Também não é vendido ao público.
Como se pode ver, apesar de haver várias edições, apenas o Windows 10 Home e o Windows 10 Pro se encontrarão à venda nas lojas. A Microsoft também confirmou que a atualização gratuita do Windows 7 e 8.1 para o Windows 10 não se aplicará na edição Enterprise.

Fonte: Neowin

Sem comentários:

Enviar um comentário