terça-feira, 12 de maio de 2015

Versão 10114 do Windows 10 mostra algumas novidades

Parece que as fugas de informação sobre o Windows 10 não param, e temos mais um vídeo a mostrar novidades numa nova versão que ainda não foi lançada publicamente, desta feita, a versão 10114. Há várias novidades e pequenos ajustes nesta nova versão.

Primeiro, o menu Iniciar. Agora, quando está em ecrã inteiro, o menu Iniciar esconde a barra lateral que contém todas as aplicações. Esta barra passa a ser acessível através de um botão no canto superior esquerdo do ecrã. Esta funcionalidade já tinha sido mostrada há duas semanas, mas apenas para pequenos tablets. Ainda no menu Iniciar, houve uma outra alteração: os atalhos fixos (Definições, Explorador de Ficheiros) foram agora movidos para o fundo da barra lateral ara facilitar o seu acesso.



Ainda relativamente ao menu Iniciar, parece que o botão para trocar entre o modo de ecrã inteiro e o modo pequeno foi removido, em prol de poder ser ativado ou desativado na aplicação Definições, que tem uma página dedicada ao menu Iniciar. Além disto, outras coisas podem ser personalizadas nas Definições. É possível ativar ou desativar as aplicações sugeridas, ativar ou desativar a lista de aplicações utilizadas recentemente, e mostrar ou esconder as aplicações instaladas recentemente.







As Definições também sofreram uma ligeira alteração, tendo agora um novo ícone para a categoria "Dispositivos". Além disso, os controlos de deslize (como o de volume) foram ligeirament alterados.








A  aplicação Insider Hub, onde os participantes do programa Windows Insider podem consultar informações sobre o desenvlvimento do Windows 10 e fazer determinadas atividades para testar funcionalidades novas, recebeu uma mudança enorme no seu design. Tem agora um menu "hambúrguer" no canto superior esquerdo como a maioria das aplicações da Microsoft no novo sistema operativo. Neste menu podem encontrar quatro secções:

  • Bem-vindo de volta, a secção que mostra atividades que ainda não tenham feito
  • Anúncios, onde podem ler anúncios escritos pela equipa de desenvolvimento
  • Alertas
  • Perfil, onde poderão consultar o vosso perfil como participantes do programa Windows Insider







Por fim, temos alguns melhoramentos na introdução do tema escuro, mas mesmo assim este ainda não está completo. A Calculadora, os Alarmes e Relógio e as Definições são agora pretas, mas as primeiras duas continuam a ter uma barra de título clara, e nas definições o texto está um pouco escuro sobre a barra preta tornando-o difícil de ler.





Estas são muitas novidades, e se estão interessados em vê-las em movimento, podem dirigir-se ao YouTube para ver o vídeo publicado pelo site WinBeta.

Fonte: Windows Central

Sem comentários:

Enviar um comentário