domingo, 31 de maio de 2015

Snake Rewind: Um sucessor digno?

Ontem, reportei o lançamento de Snake Rewind, do criador do muito conhecido Snake para os antigos telemóveis Nokia. Hoje, depois de algum tempo com o jogo, vou dar a minha opinião sobre o mesmo. Snake Rewind é imediatamente familiar para quem conhece o original. Apesar da enorme diferença a nível estético, o jogo funciona de maneira muito semelhante ao clássico: têm de movimentar a cobra pelo nível para colher frutos, e existem frutos especiais. No jogo original, estes frutos davam mais pontos, mas neste jogo, os frutos especiais ativam certos efeitos no jogo, como multiplicar a pontuação que gaham ao comer um fruto.

Um dos pontos que mais me incomodou quando inicialmente adwuiri o jogo foram os controlos. Era extremamente difícil usar os controlos disponíveis, e nenhuma maneira de os melhorar. No entanto, o jogo sofreu uma atualização que adicionou imensos modos de controlo que funcionam muito melhor que os disponiveis inicialmente, e agora tudo funciona muito melhor.

O jogo tem vários níveis para jogar, mas estes níveis não se tratam de níveis verdadeiramente diferentes, mas de níveis que têm aspeto e música diferentes, embora o espaço de jogo seja exatamente igual. No início, só se tem acesso a um nível, que faz uso de efeitos de luz e sombra de forma bastante interessante. Níveis novos são desbloqueados completando grupos de três missões. Estas missões tratam-se de coisas relativamente básicas, mas nem sempre fáceis, como recolher um determinado número de frutos ou perder o jogo em determinadas circunstâncias. A lista de missões pode ser consultada a partir do menu do jogo, e podem usar frutos colecionados para ignorar missões e desbloquear automaticamente o nível seguinte, se estiverem com dificuldade em completar alguma missão.

O nome do jogo foca imediatamente uma das novas opções disponíveis quando se está a jogar. Quando se perde o jogo, é agora possível fazer rewind, isto é, voltar atrás no tempo para continuar a jogar. Para fazer rewind é necessário gastar frutos, e a quantidade de frutos necessários duplica por cada vez que se faça rewind na mesma partida, pelo que não se deve usar e abusar desta funcionalidade. Quando se inicia o processo de voltar atrás no tempo, a cobra começa a regredir até que se indiquemos que queremos continuar a jogar, permitindo assim cancelar algum erro que tenha deixado a cobra encurralada sem opção nenhuma que não fosse perder.

O jogo dispõe de tabelas de classificação online, mas tenho de admitir que não é uma funcionalidade que tenha usado. No entanto, para os mais competitivos do público, é certamente uma excelente maneira de comparar as suas habilidades com as dos jogadores por todo o mundo.

O jogo não tem conteúdo pago, algo que aprecio bastante, mas tem alguns anúncios a outras aplicações, no entanto estes não são intrusivos, e somos compensados com alguns frutos só pelo facto de os vermos. O sistema de publicidade funciona de maneira bastante satisfatória.

Snake Rewind é o renascimento de um clássico que deixou muitas memórias em todos nós, e embora o sabor nostálgico se possa perder um bocado, estamos perante um jogo bastante bem pensado e construído, e que é uma excelente maneira de passar o tempo. Recomendo que visitem a Loja do Windows Phone e descarreguem o jogo se têm o mínimo interesse no velho Snake. O jogo está disponível também para Android e iOS.

Snake Rewind na Loja do Windows Phone

Sem comentários:

Enviar um comentário